Eventos para a arrecadação de fundos

Para todas as turmas que estão cursando o ensino superior chega um momento em que é preciso formar a tal da comissão de formatura e começar a se preparar para organizar, e principalmente para bancar, financeiramente, toda a formatura. Neste momento começam uma série de preocupações sobre coisas que vocês, provavelmente, mal tinham ouvido falar. Estatuto, mensalidade, investimentos, eventos. Eventos? Que eventos?

Querer bancar toda uma formatura somente com as mensalidades pagas pelos alunos iria tornar as mesmas tão caras que provavelmente elas se tornariam inviáveis para a maioria dos alunos. Então, qual é a saída? Já advinhou a resposta? Isto mesmo, eventos; mais comumente conhecidos como eventos para a arrecadação de fundos. Do que é exatamente que nós estamos falando? Brindes, rifas, churrascos, festas, etc…, etc…, etc…

Aqui começa mais uma preocupação para vocês. Como organizar tais eventos?

Para o bem de todos e a alegria geral da nação universitária, existem no mercado empresas que fazem tudo isso, e vocês ficam lá só ganhando dinheiro. Parece fácil, não? Mas não é assim tão simples. Várias são as empresas atuando neste mercado, mas são todas capazes e confiáveis? Quem pode dizer que sim ou que não? Portanto, antes de contratar qualquer destas empresas ou resolver participar de um evento produzido por elas é bom verificar algumas “coisitas”: A empresa é registrada? Quem indicou a mesma? Seu cerimonial, o colega de uma outra comissão de formatura que já trabalha com eles ou eles simplesmente apareceram na faculdade oferecendo um supermegaevento no qual você vai ganhar um dinheirão e muitas outras coisas? Pergunte sempre à sua empresa de cerimonial se eles conhecem a empresa? Se a resposta for “nunca ouvi falar”, tenha um pouco mais de atenção e procure por outras referências. Leia atentamente o contrato de cada evento e veja se tudo aquilo que foi prometido verbalmente está dito também por escrito.

Essas empresas, em geral, já possuem um calendário próprio de eventos dos quais vocês podem participar. Eles organizam tudo e vocês (junto com todas as outras comissões participantes) ficam responsáveis pela venda dos ingressos e também por parte da divulgação, tendo direito a uma porcentagem sobre o dinheiro arrecadado. Por isto vocês vão precisar da participação ativa de toda a turma. Assim, antes de participar de qualquer tipo de evento, analise bem a proposta do mesmo e estejam certos de que ele se encaixa perfeitamente no perfil da sua turma; não adianta nada resolver participar de um churrascão se a turma toda for vegetariana! Segundo ponto: não pegue um número de convites além daquele que você tem certeza da venda. O melhor mesmo é pegar dois convites por aluno – um para o próprio aluno e um para o/a acompanhante – porque dessa forma, se na hora “H” seus amigos lhe deixarem a ver navios, você não vai se afogar com um monte de convites na mão. Nunca pegue mais do que quatro convites/pessoa. Pode ser que você já tenha para quem vender os seus, mas nem todos os seus colegas têm; e então o que acontece? Os que não conseguirem vender todos os convites irão para a porta da festa tentar vendê-los por um preço menor, para diminuir o próprio prejuízo. Isto, literalmente, “queima o filme” da festa e ainda deixa os seus amigos, os quais pagaram um preço maior, muito chateados com vocês. Em terceiro lugar, mais uma dica muito importante: prestigie, divulgue e vá ao evento. Se todo mundo fizer a sua parte, todo mundo sai ganhando. E feliz.

Rifas - São bem lucrativas, mas chatas de vender. Em geral as pessoas só compram mesmo para ajudar o aluno, já que a maioria maciça não ganha nada.

Churrascos - É muito legal para a confraternização da turma; porém, é um evento trabalhoso e que normalmente não dá um bom retorno porque os custos fixos são altos e, conseqüentemente, os convites são mais caros.

Brindes - Também são lucrativos. Vocês só têm que prestar atenção no que vão vender, porque tem que ser algo útil para as pessoas, senão existe o risco do produto encalhar.

Eventos/festas - Vocês devem analisar a proposta de cada evento e avaliar com a turma se vocês devem pegar ou não aquele projeto. Os eventos (festas) são normalmente muito lucrativos, pois reúnem várias comissões de formatura, e as mesmas só têm que divulgar o evento e vender os ingressos, ganhando assim um valor muito legal sobre cada convite, sem ter que correr os riscos de organizar um evento.


Copyright © 2011 MULTIEVENTOS | Av. Buarque de Macedo, 731, Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-520
Tel: (82) 3326.1734 - E-mail: multieventos@multieventos.com

Desenvolvido por leonardoreis.com